>

Blog

TOALHA DE BANHO NOVA NÃO ENXUGA? VEJA O PORQUÊ!

Você já comprou uma toalha de banho nova e teve a impressão de que ela não estava “funcionando” pois não enxugava o seu corpo completamente? Essa é uma reclamação muito comum, mas existe uma explicação plausível e até mesmo formas de evitar esse problema.

POR QUE A MINHA TOALHA DE BANHO NÃO ENXUGA?

Esse problema acontece por conta da forma como as toalhas de banho são produzidas. Para que elas possuam esse aspecto felpudo, as fábricas normalmente adicionam ao tecido um tipo de amaciante industrial, que possui óleo em sua base. Como consequência, o composto deixa a toalha temporariamente hidro-repelente, fazendo com que as gotas de água sejam repelidas pela toalha, e não atraídas e absorvidas, o que deveria ser sua função principal.

Entretanto, lavar sua toalha com o amaciante utilizado em suas roupas cotidianas não fará com que ela volte a ser repelente. O amaciante que utilizamos normalmente são menos concentrados, e então, acabam não formando uma película tão resistente em nossas roupas, e tão pouco fazem com que elas fiquem impermeáveis. A dica é utilizar apenas sabão nas 5 primeiras lavagens da toalha, e só então utilizar o amaciante de forma intercalada, colocando-o a cada duas lavagens das toalhas. Assim, elas estarão macias, limpas e absorvendo muito bem a água acumulada no corpo durante o banho.

COMO DEIXAR A MINHA TOALHA DE BANHO ABSORVENTE?

Uma das formas para fazer com que a sua toalha de banho consiga fazer o seu papel de secagem é lavando-a. Assim, essa camada de amaciante industrial será removida aos poucos da toalha, fazendo com que ela ainda fique felpuda, mas que absorva muito mais líquido.

A lavagem preferencialmente deve ser feita com água fria, porém sem aplicar amaciante em suas roupas, e evite ao máximo o contato direto do sabão com a toalha. Como já falamos em outro texto, prefira colocá-la na secadora depois que o sabão estiver dissolvido na água.

Além disso, é importante que as toalhas sejam lavadas de maneira separada do restante das roupas. Isso porque, toalhas coloridas podem manchar as suas roupas de cores claras, além da possibilidade de acontecer o inverso.

Nós sempre recomendamos o uso de vinagre branco diluído durante a lavagem, que além de amaciar a roupa de forma natural, também a deixa mais absorvente já que não possui nenhuma característica gordurosa/oleosa. Um outro problema que pode atrapalhar a usabilidade da sua toalha é o ato de passá-la com ferro quente. Tanto toalhas de banho, como roupões não precisam ser passados, já que esse tipo de tecido dificilmente amassará.

Mas caso você queira utilizar o ferro mesmo assim, é importante que não utilize o ferro a vapor, pois ele deixará a sua toalha com uma consistência áspera, além de induzir a produção de mofo no tecido. Utilize sempre a temperatura indicada para tecidos feitos de algodão e passe longe de temperaturas muito altas. O calor excessivo poderá não só queimar a toalha, mas deixa-la sem brilho e cor.

Assim, você entende porque algumas toalhas de banho novas não conseguem absorver completamente a água durante o banho. Conhecendo algumas dicas e processos para fazer com que ela se torne mais absorvente, mas sem perder o brilho e maciez vindos de fábrica, você poderá ter uma experiência de banho mais agradável.

Categoria